Videos

pag_videos

 

Episódio 1 – Robótica

A robótica é o ramo da tecnologia que estuda robots. Agora só precisamos de saber o que são robots! E nós vamos explicar que são dispositivos que têm componentes mecânicos, elétricos, eletrónicos e software de controlo.


 

Episódio 2 – Acelerador de Partículas

Para descobrir as origens do Universo, os cientistas criaram uma máquina para fazer chocar partículas muito pequenas umas contra as outras, o Large Hadron Collider ou Acelerador de Partículas.


 

Episódio 3 – Biomateriais

Nos nossos dias, o tratamento de muitas doenças passa por colocar objetos no interior do corpo das pessoas. Mas esses objetos não podem ser feitos de um material qualquer. A solução são os biomateriais, substâncias que interagem de forma segura com sistemas biológicos.


 

Episódio 4 – Células Estaminais

As células estaminais, também conhecidas como células mãe ou células tronco, são células que se conseguem dividir vezes sem conta, dando origem a outras células.



 

Episódio 5 – Energias Renováveis

A Energia é necessária para praticamente tudo que fazemos no nosso dia-a-dia: para termos luz, nos aquecermos ou arrefecermos, cozinharmos, vermos televisão ou ouvir música, trabalhar no computador. Muita da energia que usamos vem de fontes que se esgotam e poluem o ambiente. Então, porque é que não trocamos as energias poluentes pelas energias renováveis?



 

Episódio 6 – Genoma

O genoma é a receita para fazer um ser humano. É nele que estão definidas todas as nossas características: a cor dos olhos, do cabelo, da pele, se somos altos ou baixos, gordos ou magros. E, claro, se somos rapaz ou rapariga!


 

Episódio 7 – Inteligência Artificial

A inteligência artificial é a área da ciência que procura construir sistemas que sejam capazes de fazer coisas que se fossem feitas por um ser humano seriam consideradas inteligentes: computadores, software, máquinas ou robots que igualem ou aumentem a capacidade do Homem de pensar, planear, diagnosticar, fazer tarefas, aprender e resolver problemas.


 

Episódio 8 – Internet

A Internet é um conglomerado de redes de computadores em todo o mundo, ligados entre si. Contém milhões de redes e websites domésticos, académicos, de negócios, governamentais que, juntos, suportam todo o tipo de informações, dados e serviços.


 

Episódio 9 – Modelos Económicos

A Economia é a ciência que estuda o modo como as pessoas usam, produzem e distribuem os diferentes recursos disponíveis para satisfazer as necessidades da sociedade. Tal como as outras ciências, em Economia usam-se modelos que recorrem à matemática para criar um conjunto de variáveis e estabelecer relações entre elas para produzir hipóteses sobre o comportamento económico.


 

Episódio 10 – Redes Sociais

As redes sociais são estruturas online, na internet, que ligam pessoas ou organizações que têm gostos, características e interesses em comum. São flexíveis e dinâmicas, podem pôr-nos em contacto com pessoas e organizações de todo o mundo. Atualmente, as redes sociais são indispensáveis na gestão dos nossos contactos e acho que até se pode dizer que somos um bocadinho dependentes delas.


 

Episódio 11 – Acústica

A Acústica é a ciência que estuda o som: a forma como ele é gerado, como se propaga, como interage com os materiais que nos rodeiam e, muito importante, como influencia o ser humano e o seu sentido da audição.


 

Episódio 12 – Carro Elétrico

Quase todos os carros que vemos nas estradas são movidos por combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o gasóleo. O aumento do número de carros no mundo traz dois grandes problemas: por um lado a poluição e por outro, o fim do petróleo, uma vez que este combustível não é renovável. A solução pode estar no carro elétrico.


 

Episódio 13 – Reciclagem

Reciclar significa usar objetos e materiais que já foram usados como matéria-prima para o fabrico de novos produtos para consumo. Muitos materiais como o papel, o vidro, o metal e o plástico podem ser reciclados e transformados em outros objetos, alguns dos quais nem vos passam pela cabeça!


Série II