Ciência por Miúdos

cienciapormiudos

O projeto “Ciência por Miúdos” divulgará os atuais temas da ciência e tecnologia, traduzindo-os numa linguagem acessível ao grande público, procurando fomentar a cultura científica e despertar o interesse dos mais jovens nesta matéri. O projeto diferencia-se não só na componente de divulgação, assente na produção de 26 episódios para televisão, no qual crianças e jovens irão assumir o papel de atores e explicar, num minuto, as 26 áreas selecionadas pelo Politécnico do Porto, mas também na combinação de diferentes meios e plataformas de comunicação tradicionais (Canal de TV, TV circuito fechado, Tertúlias, etc.) com mais modernos incidindo-se para tal na internet (Website, Redes Sociais, YouTube, etc.).

Este projeto conta com a colaboração das sete Escolas que compõem o IPP, nas várias fases e áreas técnicas, mais concretamente, aquelas que detém competências e know-how na área dos conteúdos a produzir e as envolvidas na equipa de trabalho para as catividades de desenvolvimento tecnológico.

O IPP é uma instituição reconhecida como motor da transformação social e do desenvolvimento económico, sustentada numa formação de qualidade, atrativa, diferenciada e competitiva, adequada às realidades variáveis, sustentada por investigação própria. O Instituto reconhece a importância informativa e educacional que este projeto irá desempenhar ao nível da promoção da ciência para o público em geral e, a nível interno, considera-o fundamental para motivar a sua comunidade de estudantes e investigadores.

No desenvolvimento do projeto de “Ciência por Miúdos”, o IPP conta com o apoio externo da Science Office, Lda, uma empresa de comunicação de ciência para o público em geral, com larga experiência no mercado e com provas dadas, como foi o caso da coordenação do projeto “1 Minuto de Astronomia”, produzido em 2009 no âmbito do Ano Internacional da Astronomia.